Hospedagem na Idade Moderna
A Idade Moderna tem início com o fim do Império Romano, em 1453, e estende-se até 1789. Nessa época o transporte mais eficiente era o cavalo; por meio do qual eram realizadas as viagens de longo curso. (CÂNDIDO & VIERA, 2003). E, no século XVII, em 1650, as diligências (carruagens puxadas por cavalos) consolidaram-se como um transporte de grande influência na expansão hoteleira. (CAMPOS & GONÇALVES, 1998)
Na Inglaterra, surgiram mais de seis mil novas hospedarias com serviços ligados às carruagens, como os de reparo e serviços de troca de cavalos e até estábulos. Fato que demonstra o quanto a hotelaria tem sua história e crescimento tão atrelados aos transportes, estradas e à economia. (CÂNDIDO & VIERA, 2003)
O uso dos cavalos como meio de transporte nas estradas romanas fez surgir alguns tipos de hospedaria. Foram eles: o stabulum (acomodações para o viajante e tratamento da montaria), as mutationes (mantidas pelo Estado, destinadas à troca de animais e ao repouso de viajantes), as mansiones (destinadas a abrigar tropas militares em marchas) e as tabernae (onde se vendiam produtos da terra, comidas e bebidas). (BELCHIOR & POYARES, 1987)
A Idade Moderna marca a era das primeiras leis criadas referentes à hotelaria. A partir do ano de 1446 foram criadas leis sobre hospedagem na Inglaterra e o reconhecimento dos hoteleiros londrinos aconteceu no ano de 1514; quando eles passaram de hostelers (hospedeiros) para innholders (hoteleiros). (MEDLIK & INGRAM, 2002).
Hospedagem na Idade Contemporânea
A hospedagem na Idade Contemporânea é marcada, principalmente pela Revolução Industrial, a partir de 1790. O fato estimulou o desenvolvimento mundial em todos os segmentos. Os meios de transporte foram melhorados, a economia foi se tornando uma atividade mais ativa e, com isso, as viagens se tornaram mais freqüentes. (CÂNDIDO & VIERA, 2003)
O progresso e a evolução da comunicação fizeram surgir alguns conceitos do ramo hoteleiro. Na Europa, surgiu a chamada indústria hoteleira com característica e filosofia de empresa destinada a explorar comercialmente a hospedagem de viajantes. (CÂNDIDO & VIERA, 2003)
Esse foi um período de grandes inovações. Países procuravam investir novas técnicas de construção e utilizar toda a evolução tecnológica da época em seus novos empreendimentos hoteleiros. Alguns inovaram com a iluminação a gás, outros com uma arquitetura diferenciada. (CÂNDIDO & VIERA, 2003)
Com o advindo da máquina a vapor, o mundo testemunhou o crescimento da hotelaria. Embora os primeiros hotéis tenham surgido no século XVIII, seu crescimento se deu quando as ferrovias e navios a vapor criaram mercados grandes o suficiente para possibilitar o surgimento de hotéis maiores; fazendo com que estes, juntamente com as pensões e pensionatos dominassem o mercado de hospedagem desse período. (MEDLIK & INGRAM, 2002)
Com a evolução dos trens, houve uma queda na procura por diligências e as ferrovias passaram a ser o meio de transporte preferido. Com isso teve de haver um novo planejamento quanto à construção de hotéis e pousadas. Repensar sobre o tipo de construção, o tamanho, a viabilidade econômica e, principalmente, a localização, se era perto ou longe dos terminais ferroviários e das cidades. (CÂNDIDO & VIERA, 2003)
Em 1841, Thomas Cook inova promovendo a primeira excursão fretada especialmente para transportar pessoas. Cook levou de trem 540 pessoas entre duas cidades inglesas. Com isso Cook estimulou o turismo de lazer e inseriu um novo conceito que até hoje continua crescendo: o turismo planejado. Já em 1845 ele havia criado uma agência de viagens e no ano de 1851 conseguiu um saldo de 165mil pessoas transportadas. (CÂNDIDO & VIERA, 2003)
As inovações não pararam de acontecer. Inúmeros hotéis, diante da concorrência e da possibilidade tecnológica que se estava produzindo na época, investiram em melhorias e atrativos que angariassem mais e mais hóspedes. O Palmer House Hotel, inaugurou a primeira estrutura hoteleira à prova de incêndio; outros investiram em iluminação elétrica, outros em características arquitetônicas. Em 1880, já havia um hotel com teatro, capela, lavanderia e loja de jornais e revistas, o Savoy Hotel. (CÂNDIDO & VIERA, 2003)
Entre os fatos e inovações que mais marcaram a época, a fundação da Escola de Administração Hoteleira de Cornell, com certeza está entre eles. Além deste, outro fato importante foi a expansão do Stevens Hotel, em Chicago, que se transformou em maior hotel do mundo no período, com 2.700 apartamentos. (CÂNDIDO & VIERA, 2003)
Hospedagem nos dias atuais
A hotelaria pode ser considerada a indústria de bens de serviço. E, como qualquer ramo industrial, possui características próprias de organização e sua finalidade principal é o fornecimento de hospedagem, alimentação, entretenimento, segurança e bem-estar dos hóspedes. (CÂNDIDO & VIERA, 2003, p. 37) COMEÇAR COM CITAÇÃO DIRETA, PODE? E sobre o espaçamento entre a citação e o texto...
Com bem pode ser visto, os conceitos do ramo hoteleiro mudaram. Na Idade Antiga, era o próprio hóspede quem deveria lavar suas roupas, produzir sua comida e fazer a sua própria segurança. Atualmente, esses são quesitos básicos para qualquer hotel, não um diferencial. (CÂNDIDO & VIERA, 2003)
A preocupação nos dias atuais é a excelência no bom atendimento e a diversificação e qualidade nos serviços oferecidos aos hóspedes. Para isso tem sido intensificada a quantidade de cursos especializados para a qualificação do profissional hoteleiro. E, nas últimas três décadas, essa qualificação tem sido um fator decisivo no processo de seleção de pessoal. (CÂNDIDO & VIERA, 2003)
Um fato curioso e marcante da evolução hoteleira nos dias atuais é a utilização de mão-de-obra feminina, que era proibida antigamente, quando somente homens podiam atender hóspedes. (CÂNDIDO & VIERA, 2003)
Nenhum comentário:
Postar um comentário